Luiz Sacilotto

cronologia: 1980 - 2002



Em 1980 Luiz Sacilotto realiza sua primeira exposição individual intitulada Sacilotto: expressões e concreções, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Nesse mesmo ano participa da exposição coletiva Mostra Brasil Itália, realizada no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Em 1982 realiza outra exposição individual denominada Luiz Sacilotto: obras dos últimos 5 anos, realizada na Galeria Cosme Velho, em São Paulo. Nesse mesmo ano participa das exposições: Geometrismo Expressivo, realizada no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e da mostra Do Modernismo à Bienal, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Em 1987 participa da exposição I Abstração Geométrica: concretismo e neoconcretismo, realizada na Fundação Nacional de Arte. Centro de Artes, no Rio de Janeiro e no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Participa também da mostra 18 Contemporâneos, realizada na Dan Galeira, em São Paulo e da exposição A Trama do Gosto: um olhar sobre o cotidiano, realizada na Fundação Bienal, em São Paulo.
Em 1997 participa da I Bienal de Artes Visuais do Mercosul, realizada em Porto Alegre, nas seguintes instituições: Aplub; Casa de Cultura Mário Quintana; DC Navegantes; Edel; Usina do Gastronômico; Instituto de Artes da UFRGS; Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul; Margs; Espaço Ulbra; Museu da Comunicação Social; Reitoria da UFRGS; Theatro São Pedro. No ano seguinte participa da exposição Arte Construtiva no Brasil: coleção Adolpho Leirner, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Em 2000 participa das mostras: Século 20: arte do Brasil, realizada no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, em Lisboa, Portugal e da exposição Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento. Arte Moderna, realizada na Fundação Bienal, em São Paulo.
Em 2001 realizou suas últimas exposições individuais em vida, sendo elas: Sacilotto: obras das décadas de 90, 50 e 40, realizada na Dan Galeria, e Desenhos 1974/1982, realizada na Galeria Sylvio Nery, ambas em São Paulo, além da mostra Obra Gravada Completa, realizada no Paço Municipal, em Santo André.
Em 2003, ano de seu falecimento, Sacilotto participou das exposições Arte & Artistas: exposição dos dezenove pintores, realizada no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e na Galeria Prestes Maia, em São Paulo, bem como da mostra Construtivismo e a Forma como Roupa, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo. No dia 9 de fevereiro, Sacilotto vem a óbito na cidade de São Bernardo do Campo.