Sérvulo Esmeraldo

cronologia: 1948 - 1960



Sérvulo Esmeraldo nasceu na cidade do Crato, interior do estado do Ceará, em 27 de fevereiro de 1929. Terceiro filho do casal Zaira Cordeiro Esmeraldo e Álvaro Esmeraldo, Sérvulo é um artista plural que explorou ao longo de sua carreira as diversas linguagens plásticas, sendo considerado escultor, gravador, ilustrador e pintor.
Em 1948, morando em Fortaleza, frequentou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) e manteve contato com Inimá de Paula (1918-1999), António Bandeira (1922-1967) e Aldemir Martins (1922-2006). Nessa época produziu monotipias, pinturas e xilogravuras.
Em 1951, Sérvulo realizou uma exposição individual de pintura (monotipias) na Sociedade de Cultura Artística do Crato e participou do VII Salão de Abril, com quatro monotipias, e do Salão Paulista de Arte Moderna, com xilogravuras, na Galeria Prestes Maia. Além disso, nesse mesmo ano, trabalhou na montagem da 1ª Bienal de São Paulo.
Em 1955, Sérvulo passou a fazer cartazes e ilustrações para capas de revistas como São Paulo Magazine e Revista do Teatro Amador, além de ser também ilustrador no jornal Correio Paulistano. Nesse ano realizou também suas primeiras provas de gravura em metal sobre zinco. No ano seguinte, Sérvulo promoveu sua primeira exposição individual no Clube dos Artistas e Amigos das Artes com o título 39 Gravuras de Sérvulo Esmeraldo, e participou da XIV Trienal de Milão.
Em 1957, o artista promoveu uma nova exposição individual de gravuras, dessa vez no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com o título 30 gravuras de Sérvulo Esmeraldo. No mesmo ano, mudou-se para a capital francesa em virtude de uma bolsa de estudos que ganhou do governo francês para estudar na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e passou a estudar gravura em metal com Johnny Friedlaender (Silésia, Prússia, 1912 – Paris, 1992).