sergio camargo

cronologia: 1981 - 1985



1981
A partir dessa época, suas peças tornam-se mais alongadas pelos cortes em ângulos cada vez mais agudos, empregando regularmente o negro belga.

Em maio apresenta individual na Galleria Sagittaria, do Centro Iniziative Culturali, dirigido por Getulio Alviani em Pordenone, na Itália.

Em setembro realiza uma grande individual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como parte da exposição, é exibido o filme Camargo, dirigido por Eduardo Clark, seguido de debate com Homero Magalhães e Ferreira Gullar.

1982
Apresenta individual na Gimpel Fils Gallery, em Londres, e na Galerie Bellechasse, em Paris.

Camargo e Tunga, que já haviam estado juntos no ano anterior na Galleria Sagittaria, em exposições individuais simultâneas, representam o Brasil na 41ª Bienal de Veneza. Camargo apresenta 37 esculturas em mármore de Carrara e negro belga, produzidas entre 1970 e 1982.

1983
Em agosto apresenta a individual “Morfoses” no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo, com 14 peças em negro belga produzidas entre 1973 e 1983. A escultura final dessa série tem em suas extremidades um ângulo de 15 graus, o limite máximo suportado pelo material.

Em dezembro é inaugurado o Parque de las Esculturas del Cerro Nutibara, em projeto coordenado pelo Museo de Arte Moderno de Medellín, na Colômbia, com duas esculturas de Camargo [n. 386 e n. 494, ambas de 1983].

1984
Passa a trabalhar com formas piramidais.

1985
Em março apresenta individual com 7 esculturas em negro belga e 13 em mármore de Carrara no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo. Na abertura é exibido o filme Sergio Camargo, dirigido por Murilo Salles (série RioArte Vídeo).